Passeios Temáticos

Nos Passeios Temáticos vamos desvendar alguns dos segredos da natureza!

A ciência tem vindo a fazer descobertas fascinantes sobre a inteligência, os comportamentos e as adaptações das plantas, animais e fungos. Vamos partilhar convosco estas descobertas e dar a conhecer as relações profundas que unem todos os seres vivos.

 

Vamos também falar sobre a importância que muitas destas espécies tiveram para o homem ao longo do tempo.

Algumas espécies têm sido utilizadas pelas suas propriedades medicinais e culinárias. Outras inspiraram lendas, mitos e crenças populares, histórias que foram passadas de geração em geração. Todas elas têm muito para nos ensinar e inspirar!

Árvores Inteligentes e Sagradas

A vida humana sempre esteve intimamente ligada às árvores.

Delas dependíamos, e em grande parte ainda dependemos, como fonte de alimento, abrigo, luz, medicamentos e de tantos outros produtos essenciais à vida e ao bem-estar. Reconhecendo a sua importância, muitos povos antigos atribuíam um carácter sagrado às árvores, vendo-as como manifestações do divino e como elos de ligação com o mundo espiritual.

Mais recentemente, diversas descobertas científicas têm desvendado as formas como as árvores comunicam e cooperam entre si, uma comunicação subtil que nos passou despercebida durante muito tempo. A ciência tem também revelado os segredos da maravilhosa rede de relações que as plantas estabelecem com os animais e os fungos nas florestas.

 

Neste passeio, vamos partilhar convosco estas descobertas fascinantes e as histórias das árvores e outras plantas do bosque da Peninha! Teremos também tempo para fazer alguns momentos de silêncio, de modo a sentirmos de forma mais próxima a vida desta floresta.

Ponto de encontro:

Parque de estacionamento do Santuário da Peninha, Serra de Sintra

Duração: 3h30min

Extensão: 5 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 12

Crianças e jovens dos 8 aos 17 anos - 6

Nº mínimo de participantes: 5 

 máximo de participantes: 20

Segredos do Jardim Romântico de D. Fernando II

Este passeio dá a conhecer as histórias da paisagem romântica criada pelo rei D. Fernando II na Serra de Sintra, da qual fazem parte o Parque da Pena, o Castelo dos Mouros e a floresta em seu redor.

 

Subindo o Caminho de Santa Maria até ao Castelo, vamos desvendar os segredos e as lendas das plantas desta floresta. Vamos também conhecer a história do Castelo dos Mouros, construído durante o período de ocupação muçulmana e restaurado pelo rei D. Fernando II no século XIX.

 

Seguiremos depois para o Parque da Pena, um maravilhoso jardim romântico, especialmente concebido por D. Fernando II para despertar os sentidos, as emoções e a imaginação. Vamos explorar os recantos secretos deste jardim e partilhar convosco as histórias das suas árvores centenárias e plantas exóticas, provenientes dos quatro cantos do mundo. Após a visita ao Parque da Pena, regressaremos por trilhos no interior da floresta à Igreja de Santa Maria.

Nota:  O passeio decorre no Parque da Pena e em trilhos florestais, incluindo a área de acesso livre do Castelo dos Mouros (muralha exterior e Centro Interpretativo da Igreja de São Pedro de Canaferrim). 

O preço do passeio inclui o bilhete de entrada no Parque da Pena.

Não inclui visita ao interior do Palácio da Pena e ao interior do Castelo dos Mouros.

Ponto de encontro:

Casa Info Parques de Sintra

R. Bernardim Ribeiro, 2715 Sintra

Duração: 5 h

Extensão: 6 km

Dificuldade: Moderada (Nível 2)

Preço normal: 

Adultos - 15

Crianças e jovens dos 10 aos 17 anos - 12

Preço reduzido (Munícipes de Sintra): 

Adultos - 10

Crianças e jovens dos 10 aos 17 anos - 5

Nº mínimo de participantes: 7

 máximo de participantes: 20

Segredos da Primavera em São João das Lampas

As flores sempre nos encantaram com a sua beleza e diversidade de cores, formas e aromas. Para Darwin, o surgimento e rápida evolução das plantas com flor era um insondável mistério! Grandes e com cores vivas, ou pequenas e delicadas, durante a sua vida breve as flores tudo fazem para atrair os animais polinizadores que as irão ajudar na reprodução.

As plantas com flor e os seus polinizadores evoluíram em conjunto.

Por esse motivo, usam diversos meios muito engenhosos e inteligentes para comunicarem entre si! A ciência tem vindo a desvendar os segredos desta comunicação, que se realiza através das cores e formas, químicos libertados para o ar e até sons e campos elétricos!

Neste passeio, vamos partilhar convosco algumas destas descobertas maravilhosas que revelam muito sobre a inteligência das plantas e animais. Vamos também dar a conhecer os segredos das flores silvestres e das outras plantas que habitam os campos em redor de São João das Lampas, a Ribeira da Samarra e a Ponte Romana de Catribana.

Ponto de encontro:

Igreja de São João das Lampas

Avenida Central, 2705-737 S. João das Lampas

Duração: 5 h

Extensão: 6,5 km

Dificuldade: Moderada (Nível 2)

Preço: 

Adultos - 15

Crianças e jovens dos 10 aos 17 anos - 10

Nº mínimo de participantes: 5

 máximo de participantes: 20

As Árvores Centenárias do Parque de Monserrate

O Parque e o Palácio de Monserrate foram criados no século XIX por Sir Francis Cook, comerciante de têxteis e colecionador de arte inglês, como residência de férias da família. O Parque é um maravilhoso jardim romântico, povoado por uma grande diversidade de plantas nativas e exóticas, incluindo árvores centenárias, que apelam aos sentidos, aos sentimentos e à imaginação.

Neste passeio, vamos conhecer as histórias e as lendas das magníficas árvores centenárias deste jardim. Algumas espécies eram consideradas sagradas pelos povos antigos. Outras possuem propriedades medicinais e podem causar a morte ou salvar vidas. Existem também árvores que podem viver milhares de anos e guardam em si a sabedoria do tempo. A sequóia, a araucária-de-norfolk, os metrosíderos, os teixos e os carvalhos, entre muitas outras árvores, irão desvendar-nos os seus segredos.

Seguiremos depois para uma visita ao interior do Palácio de Monserrate, cuja arquitetura integra elementos da natureza e o gosto pelo exótico, combinando influências góticas, indianas e mouriscas.

Nota: O preço do passeio inclui o bilhete de entrada no Parque de Monserrate.

Ponto de encontro:

Bilheteira do Parque de Monserrate

Rua Barbosa du Bocage, 2710-405 Sintra

Duração: 3h30

Extensão: 3,5 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 15

Crianças e jovens dos 8 aos 17 anos - 12

Nº mínimo de participantes: 7 

 máximo de participantes: 20