Passeios Sensoriais

Nos Passeios Sensoriais, vamos caminhar na natureza de forma mais consciente, utilizando os cinco sentidos para sentir e observar com atenção as plantas e animais que nos rodeiam.

 

Ao longo da caminhada, propomos algumas atividades e exercícios simples para silenciar a mente, focar a atenção, promover a consciência do corpo e despertar os sentidos. Partilhamos também histórias e curiosidades sobre as diversas espécies que vamos observando, enquanto experimentamos novas formas de nos relacionarmos com elas.

 

Combinando ciência e coração, estes passeios proporcionam experiências de uma ligação mais profunda e sentida à natureza.

Passeio Sensorial pelos Bosques do Penedo

Neste passeio sensorial, partiremos da bonita e bem preservada aldeia do Penedo para conhecer um bosque muito especial.

 

No bosque do Penedo, as plantas nativas que foram outrora muito mais abundantes na Serra de Sintra, ainda têm o seu lugar. Aqui, os carvalhos, sobreiros, castanheiros, aveleiras e medronheiros contam histórias de outros tempos, para quem quiser escutar.

 

A suavidade da luz na floresta convida ao recolhimento, a silenciar a mente e a abrir espaço para sentir. Rodeados pela presença acolhedora das árvores, vamos reaprender a utilizar os sentidos para observar e explorar a natureza à nossa volta, com as diversas cores, formas, texturas e aromas.

 

Vamos também partilhar convosco alguns dos segredos sobre as plantas que encontraremos ao longo do caminho e sobre os animais que habitam a serra.

Ponto de encontro:

Café Restaurante "Refúgio do Ciclista"

Largo do Chafariz, Penedo, 2705-262 Colares

Duração: 3h30min

Extensão: 5 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 12

Crianças e jovens dos 8 aos 17 anos - 6

Nº mínimo de participantes: 7 

 máximo de participantes: 20

Passeio Sensorial pelos Bosques

da Aldeia da Mata Pequena

Neste passeio sensorial, vamos conhecer os bosques e campos que envolvem o rio Lizandro, o vale de Cheleiros e a Aldeia da Mata Pequena, uma típica aldeia saloia recentemente recuperada, onde as construções e os objetos tradicionais contam histórias de outros tempos.

 

Ao longo dos trilhos que conduzem à aldeia, os bosques de carvalhos, choupos, carrascos e sanguinhos envolvem-nos na sua sombra fresca e convidam-nos a usarmos todos os sentidos para sentirmos a vida na floresta.

 

Após visitarmos a aldeia, uma nova surpresa aguarda-nos no Penedo do Lexim: uma antiga chaminé vulcânica que integrava o complexo vulcânico de Lisboa. Aqui, sob a imponência das rochas basálticas e a presença protetora do bosque de carvalhos em seu redor, iremos parar, fazer silêncio e despertar os sentidos para sentirmos todos estes elementos da natureza de uma forma mais próxima.

 

Ponto de encontro:

Igreja de Cheleiros

Rua da Sociedade, 2640-145 Cheleiros

Duração: 5 h

Extensão: 7 km

Dificuldade: Moderada (Nível 2)

Preço: 

Adultos - 15

Crianças e jovens dos 10 aos 17 anos - 10

Nº mínimo de participantes: 7 

 máximo de participantes: 20

Passeio Sensorial na Mata de Belas

Neste passeio sensorial, vamos convidar-vos a sentir e explorar a natureza da bonita Mata de Belas. Seguindo por trilhos junto à Ribeira de Belas, um dos afluentes do Rio Jamor, vamos conhecer maravilhosos carvalhos, sobreiros, freixos e faias, entre muitas outras árvores nativas.

 

A tranquilidade da ribeira e da floresta, com todas as suas cores, texturas e aromas, convidam a silenciar a mente e a abrir espaço para sentir. Ao longo do passeio, vamos também partilhar convosco algumas histórias e curiosidades sobre as espécies que habitam esta mata.

 

Teremos ainda oportunidade de observar diversas construções que fazem parte da rede de abastecimento do Aqueduto das Águas Livres, criado no século XVIII para captação e distribuição de água para Lisboa.

Ponto de encontro:

Restaurante "Bellas Café"

Av. João de Belas 29, 2605-203 Belas

Duração: 3h30min

Extensão: 5,5 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 12

Crianças e jovens dos 8 aos 17 anos - 6

Nº mínimo de participantes: 7 

 máximo de participantes: 20

Passeio Sensorial pela Ribeira de Cabrela

Neste passeio sensorial pelos trilhos da água, partiremos da vila de Cabrela para conhecer uma parte do maravilhoso vale e ribeira de Cabrela.

 

Descendo por trilhos ao longo do vale, vamos deixar-nos envolver pelos carvalhos, carrascos, sanguinhos e murtas, escutando o som da água cada vez mais próximo. A ribeira revela-se por entre a vegetação e irá convidar-nos a parar e respirar a beleza e a paz deste local.  A ribeira de Cabrela é um dos afluentes do rio Lizandro e percorre tranquilamente o vale, ladeada por bosques de carvalhos, choupos, freixos, salgueiros e muitas outras plantas que compõem a vegetação ribeirinha.

 

Percorrendo trilhos ao longo da ribeira, vamos despertar os sentidos e fazer momentos de silêncio para sentir a presença da água e explorar a natureza. Ao longo do caminho, vamos partilhar convosco os segredos das árvores e das outras plantas que habitam as margens, bosques e campos em redor da ribeira. Vamos também conhecer a bonita ponte romana de Cabrela, subindo depois outra encosta sobre o vale, para regressarmos ao nosso ponto de encontro. 

Ponto de encontro:

Praceta Eira Velha, Cabrela, 2705-836 Terrugem

Duração: 3h30min

Extensão: 4,5 km

Dificuldade: Moderada (Nível 2)

Preço: 

Adultos - 12

Crianças e jovens dos 9 aos 17 anos - 6

Nº mínimo de participantes: 7 

 máximo de participantes: 20