top of page

Passeios Sensoriais

Nos Passeios Sensoriais, vamos caminhar na natureza de forma mais consciente, utilizando os cinco sentidos para sentir e observar com atenção as plantas e animais que nos rodeiam.

 

Ao longo da caminhada, propomos algumas atividades e exercícios simples para silenciar a mente, focar a atenção, promover a consciência do corpo e despertar os sentidos. Partilhamos também histórias e curiosidades sobre as diversas espécies que vamos observando, enquanto experimentamos novas formas de nos relacionarmos com elas.

 

Combinando ciência e coração, estes passeios proporcionam experiências de uma ligação mais profunda e sentida à natureza.

Passeio Sensorial pelos Bosques do Penedo

Neste passeio sensorial, partiremos da bonita e bem preservada aldeia do Penedo para conhecer um bosque muito especial.

 

No bosque do Penedo, as plantas nativas que foram outrora muito mais abundantes na Serra de Sintra, ainda têm o seu lugar. Aqui, os carvalhos, sobreiros, castanheiros, aveleiras e medronheiros contam histórias de outros tempos, para quem quiser escutar.

 

A suavidade da luz na floresta convida ao recolhimento, a silenciar a mente e a abrir espaço para sentir. Rodeados pela presença acolhedora das árvores, vamos reaprender a utilizar os sentidos para observar e explorar a natureza à nossa volta, com as diversas cores, formas, texturas e aromas.

 

Vamos também partilhar convosco alguns dos segredos sobre as plantas que encontraremos ao longo do caminho e sobre os animais que habitam a serra.

Ponto de encontro:

Café Restaurante "Refúgio do Ciclista"

Largo do Chafariz, Penedo, 2705-262 Colares

Duração: 3h30min

Extensão: 5 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 12

Crianças e jovens dos 8 aos 17 anos - 6

Nº mínimo de participantes: 7 

 máximo de participantes: 20

Passeio Sensorial pelos Bosques

da Aldeia da Mata Pequena

Neste passeio sensorial, vamos conhecer os bosques e campos que envolvem o rio Lizandro, o vale de Cheleiros e a Aldeia da Mata Pequena, uma típica aldeia saloia recentemente recuperada, onde as construções e os objetos tradicionais contam histórias de outros tempos.

 

Ao longo dos trilhos que conduzem à aldeia, os bosques de carvalhos, choupos, carrascos e sanguinhos envolvem-nos na sua sombra fresca e convidam-nos a usarmos todos os sentidos para sentirmos a vida na floresta.

 

Após visitarmos a aldeia, uma nova surpresa aguarda-nos no Penedo do Lexim: uma antiga chaminé vulcânica que integrava o complexo vulcânico de Lisboa. Aqui, sob a imponência das rochas basálticas e a presença protetora do bosque de carvalhos em seu redor, iremos parar, fazer silêncio e despertar os sentidos para sentirmos todos estes elementos da natureza de uma forma mais próxima.

 

Ponto de encontro:

Igreja de Cheleiros

Rua da Sociedade, 2640-145 Cheleiros

Duração: 5 h

Extensão: 7 km

Dificuldade: Moderada (Nível 2)

Preço: 

Adultos - 15

Crianças e jovens dos 10 aos 17 anos - 10

Nº mínimo de participantes: 7 

 máximo de participantes: 20