Nos Trilhos dos Cavalos

Bandeira PT.png
Bandeira ENG.jpg

O programa Nos Trilhos dos Cavalos proporciona experiências de contacto com cavalos em ambientes naturais e semi-naturais, como quintas, herdades e áreas protegidas. Nestes passeios na natureza, vamos observar grupos de cavalos de duas raças muito especiais, nativas do nosso país: o Cavalo do Sorraia e o Garrano!

O Cavalo do Sorraia e o Garrano são os descendentes atuais dos dois tipos de cavalos primitivos que existiram na Península Ibérica e têm muitas histórias interessantes para contar! Atualmente, ambas as raças estão ameaçadas e encontram-se envolvidas em projetos de renaturalização e conservação da natureza. Vamos partilhar convosco as suas histórias, observar os seus comportamentos naturais e conhecer também as outras espécies de animais e plantas que fazem parte do seu ecossistema.

 

Ao participar num passeio Nos Trilhos dos Cavalos, uma parte do valor de inscrição/reserva reverte para as entidades parceiras proprietárias dos cavalos, como forma de apoiar a divulgação e a conservação destas raças ameaçadas.

  

 

Nos Trilhos dos Cavalos do Sorraia da Quinta do Pisão

Neste passeio, vamos conhecer os cavalos do Sorraia, que chegaram recentemente à Quinta do Pisão. O Sorraia é uma das quatro raças de cavalos nativas do nosso país, com características primitivas e uma história muito interessante para contar.

 

Ao longo do passeio, vamos observar as características e os comportamentos dos cavalos do Sorraia e conhecer o seu papel importante na gestão da vegetação da Quinta do Pisão. Será uma excelente oportunidade para conhecer o projeto de introdução desta raça ameaçada, da qual existem apenas cerca de 200 cavalos no mundo!

 

Seguindo um percurso que começa na Casa da Cal e passa pela Gruta de Porto Covo, Forno da Cal, Hortas e Estábulo do Refilão, vamos também conhecer as características de algumas plantas silvestres e outras raças de animais presentes na Quinta do Pisão, como o Burro de Miranda e a Cabra Serrana.

Nota: Atividade recomendada para maiores de 6 anos

Ponto de encontro:

Casa da Cal, Quinta do Pisão, Estrada EN9-1, Alcabideche

Duração: 3h30min

Extensão: 4 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 20

Crianças e jovens até 17 anos - 15

Nº mínimo de participantes: 4 

 máximo de participantes: 12

Fotos: Carlos Campos

Nos Trilhos dos Garranos da Serra de Sintra

Neste passeio, vamos observar os cavalos Garranos, que foram introduzidos na encosta sul da Serra de Sintra, próximo do Santuário da Peninha.

 

O Garrano é uma das quatro raças de cavalos nativas do nosso país, de baixa estatura e bem adaptado a habitats de montanha. Os Garranos têm sido mantidos em liberdade, com reduzida intervenção humana, especialmente nas zonas montanhosas da região noroeste do país, como o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

 

Ao longo do passeio, vamos observar as características e os comportamentos dos Garranos, conhecer a sua história e o seu papel importante na prevenção de incêndios e na promoção da biodiversidade. Vamos também partilhar convosco curiosidades sobre a fauna e a flora da Serra de Sintra, nomeadamente as utilizações medicinais e culinárias das plantas silvestres.

Nota: Atividade recomendada para maiores de 6 anos.

Ponto de encontro:

Parque de estacionamento do Santuário da Peninha, Serra de Sintra

Duração: 3h30min

Extensão: 4 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 20

Crianças e jovens até aos 17 anos - 15

Nº mínimo de participantes: 4 

 máximo de participantes: 12

Fotos: Carlos Campos I Nina Berger