top of page

Nos Trilhos dos Cavalos

Bandeira PT.png
Bandeira ENG.jpg

O programa Nos Trilhos dos Cavalos proporciona experiências de contacto com cavalos em ambientes naturais e semi-naturais, como quintas, herdades e áreas protegidas. Nestes passeios na natureza, vamos observar grupos de cavalos de duas raças muito especiais, nativas do nosso país: o Cavalo do Sorraia e o Garrano!

O Cavalo do Sorraia e o Garrano são os descendentes atuais dos dois tipos de cavalos primitivos que existiram na Península Ibérica e têm muitas histórias interessantes para contar! Atualmente, ambas as raças estão ameaçadas e encontram-se envolvidas em projetos de renaturalização e conservação da natureza. Vamos partilhar convosco as suas histórias, observar os seus comportamentos naturais e conhecer também as outras espécies de animais e plantas que fazem parte do seu ecossistema.

 

Ao participar num passeio Nos Trilhos dos Cavalos, uma parte do valor de inscrição/reserva reverte para as entidades parceiras proprietárias dos cavalos, como forma de apoiar a divulgação e a conservação destas raças ameaçadas.

  

 

Nos Trilhos dos Cavalos do Sorraia da Quinta do Pisão

Neste passeio, vamos conhecer os cavalos do Sorraia, que chegaram recentemente à Quinta do Pisão. O Sorraia é uma das quatro raças de cavalos nativas do nosso país, com características primitivas e uma história muito interessante para contar.

Ao longo do passeio, vamos observar as características e os comportamentos dos cavalos do Sorraia e conhecer o seu papel importante na gestão da vegetação da Quinta do Pisão. Será uma excelente oportunidade para conhecer o projeto de introdução desta raça ameaçada, da qual existem apenas cerca de 200 cavalos no mundo!

Seguindo um percurso que começa na Casa da Cal e passa pela Gruta de Porto Covo, Forno da Cal, Hortas e Estábulo do Refilão, vamos também conhecer as características de algumas plantas silvestres e outras raças de animais presentes na Quinta do Pisão, como o Burro de Miranda e a Cabra Serrana.

 

Idade mínima: 8 anos. Idiomas: Português, Inglês, Francês, Alemão.

Ponto de encontro:

Casa da Cal, Quinta do Pisão, Estrada EN9-1, Alcabideche

Duração: 3h

Extensão: 5 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 15

Crianças e jovens até 17 anos - 10

Valor mínimo - 90

Nº mínimo de participantes: 6 

 máximo de participantes: 12

Fotos: Carlos Campos

Nos Trilhos dos Garranos da Serra de Sintra

Neste passeio, vamos observar os cavalos Garranos, que foram introduzidos na encosta sul da Serra de Sintra, próximo do Santuário da Peninha.

 

O Garrano é uma das quatro raças de cavalos nativas do nosso país, de baixa estatura e bem adaptado a habitats de montanha. Os Garranos têm sido mantidos em liberdade, com reduzida intervenção humana, especialmente nas zonas montanhosas da região noroeste do país, como o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

 

Ao longo do passeio, vamos observar as características e os comportamentos dos Garranos, conhecer a sua história e o seu papel importante na prevenção de incêndios e na promoção da biodiversidade. Vamos também partilhar convosco curiosidades sobre a fauna e a flora da Serra de Sintra, nomeadamente as utilizações medicinais e culinárias das plantas silvestres.

Idade mínima: 8 anos. Idiomas: Português, Inglês, Francês, Alemão.

Ponto de encontro:

Parque de estacionamento do Santuário da Peninha, Serra de Sintra

Duração: 3h

Extensão: 4 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 15

Crianças e jovens até aos 17 anos - 10

Valor mínimo - 90

Nº mínimo de participantes: 6 

 máximo de participantes: 12

Fotos: Dominique Wirz I Carlos Campos

À Descoberta da História dos Cavalos do Sorraia

Neste passeio, teremos a oportunidade única de conhecer os cavalos do Sorraia no local onde foram descobertos pelo hipólogo Dr. Ruy d’Andrade, há 100 anos atrás, no Vale do Rio Sorraia, em Coruche! O cavalo do Sorraia foi então reconhecido como o representante atual do cavalo ibérico primitivo, sendo preservado pelo Dr. Ruy d’Andrade e pelos seus descendentes.

Durante a visita à Herdade da Agolada, propriedade privada da família do Dr. Ruy d’Andrade, vamos observar as características e os comportamentos naturais dos cavalos do Sorraia e dar-vos a conhecer a sua história. Vamos também partilhar convosco o importante papel que os Sorraias tiveram na colonização do Novo Mundo e a sua influência noutras raças de cavalos. Ao longo do passeio, teremos ainda oportunidade de observar a flora e a fauna da Herdade da Agolada e conhecer as utilizações tradicionais de algumas plantas comestíveis e medicinais.

Depois de um almoço de piquenique na Herdade da Agolada, faremos um passeio ao longo das margens do Rio Sorraia e na vila de Coruche, para conhecer a sua história e património cultural.

Idade mínima: 8 anos. Idiomas: Português, Inglês, Francês, Alemão. O transporte e o piquenique não estão incluídos.

Ponto de encontro:

Posto de Turismo de Coruche, Rua 5 de Outubro, Coruche

Dias: Sábado ou Domingo

Hora de início: 9h30

Hora de fim: 16h00

Extensão: 

Herdade da Agolada - 5 km; Coruche - 3,5 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 30

Crianças e jovens até aos 17 anos - 20

Valor mínimo - 150

Nº mínimo de participantes: 5 

 máximo de participantes: 10

Fotos: Filipa Heitor I Nicole Giger

Nos Trilhos dos Cavalos do Sorraia no Alentejo

1º DIA

10h00 - 17h30 I Descobrir a Natureza do Parque Natural da Serra de São Mamede

Partindo de Galegos, uma pequena aldeia próxima da fronteira, vamos percorrer trilhos que foram outrora utilizados no contrabando de café entre Portugal e Espanha. Em meados do século XX, a produção de café dava sustento a muitas famílias nesta região do Alentejo. No entanto, o regime de ditadura do Estado Novo proibia a venda de café a Espanha, pelo que este comércio ocorria de forma clandestina.

Ao longo do passeio, vamos observar e explorar a natureza desta zona fronteiriça do Parque Natural da Serra de São Mamede, cruzando a fronteira para conhecer a aldeia espanhola de La Fontañera. As serras deste Parque Natural retêm a humidade e permitem a existência de diversas espécies de plantas, como o selo-de-salomão, a giesta-branca, a roselha e o rosmaninho. Vamos observar extensos bosques de sobreiros, castanheiros e carvalhos, alguns com porte notável. Esta é também uma zona importante para as aves, destacando-se a presença de aves de rapina como a águia-de-bonelli e o grifo.

15h00 - 17h30 I Visita guiada em Marvão

Marvão é uma bonita vila do distrito de Portalegre, situada no interior do Parque Natural da Serra de São Mamede, no topo da Serra do Sapoio, próxima da fronteira com Espanha. O Castelo de Marvão, que encerra nas suas muralhas a vila medieval, terá sido construído no século IX. A sua localização estratégica, a cerca de 860 m de altitude, proporcionava uma ampla vista sobre o Rio Sever e os campos em redor, servindo como refúgio e atalaia. Nesta visita guiada, vamos percorrer as ruas estreitas ladeadas pelas tradicionais casas caiadas de branco desta vila pitoresca, onde podemos sentir os seus séculos de história em cada recanto. Vamos também visitar o Castelo e partilhar convosco a importante função de defesa que desempenhou em diversos períodos da história de Portugal.

17h30 - 22h00 I Tempo livre e Jantar

 

2º DIA

10h00 - 14h30 I Os Cavalos do Sorraia da Herdade do Azinhal 

Neste passeio, vamos conhecer os cavalos do Sorraia da Herdade do Azinhal, sede da Coudelaria d’Andrade, que se dedica à criação de cavalos Lusitanos puro sangue Andrade. Os proprietários da Herdade do Azinhal são descendentes do Dr. Ruy d’Andrade, hipólogo que descobriu os cavalos do Sorraia, há 100 anos atrás, no Vale do Rio Sorraia. Esta Herdade possui um dos maiores núcleos de cavalos do Sorraia do país, incluindo grupos de éguas e de garanhões.

Os cavalos vivem em amplos cercados, num ecossistema de montado, pelo que preservam ainda os comportamentos naturais típicos de animais semi-selvagens. Acompanhados por Martha Stilwell, proprietária da Herdade, vamos entrar nos cercados para observar as características e os comportamentos dos cavalos do Sorraia. Ao longo do passeio, vamos partilhar convosco a história destes cavalos tão especiais e a influência que tiveram noutras raças de cavalos do mundo. 

Vamos também conhecer as características e utilizações tradicionais de algumas árvores e plantas típicas do montado alentejano, um ecossistema que combina de forma muito interessante a produção agrícola e pastoril com a preservação da biodiversidade.

Duração do programa: 2 dias

Período do ano: Fevereiro a Junho

Hora de início: 10h00 no 1º dia

Hora de fim: 14h30 no 2º dia

1º DIA

Ponto de encontro:

Igreja de São Sebastião dos Galegos, Galegos, 7330-063 Marvão

Descobrir a Natureza do P. N. Serra de São Mamede

Extensão: 5,5 km

Dificuldade: Moderada (Nível 2)

Visita guiada em Marvão

Extensão: 2 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

2º DIA

Ponto de encontro:

Passadiço do Caia, Rua Prof. Dr. Egas Moniz, Arronches

Os Cavalos do Sorraia da Herdade do Azinhal

Extensão: 4 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço do programa: 

160 por pessoa

O preço inclui:

- 3 Passeios guiados por uma bióloga

- Donativo para Herdade do Azinhal

- Seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil

O preço não inclui:

- Transporte

- Refeições

- Alojamento

Alojamento:

- Recomenda-se reservar 2 noites de alojamento (check-in na noite anterior ao 1º dia do programa).

- Contacte-nos para sugestões de alojamento.

Almoço: Nos passeios da manhã haverá uma pausa para piquenique.

Nº mínimo de participantes: 4 

 máximo de participantes: 8

Outras informações: 

Idade mínima: 8 anos

Idiomas: Português, Inglês, Francês, Alemão.

Fotos: Martha Stilwell I Filipa Heitor

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
Âncora 4
bottom of page