Perguntas Frequentes

Qual o nível de dificuldade dos passeios? É necessário ter uma preparação física específica para participar?

Os nossos passeios são planeados de forma a serem acessíveis à maioria das pessoas. Definimos dois níveis de dificuldade para os passeios: fácil e moderado. Esta classificação baseia-se na extensão do percurso, declives, desnível acumulado e características do terreno. A descrição dos níveis de dificuldade é apenas indicativa e pretende elucidar o cliente sobre as características técnicas do percurso. Contudo, o nível de esforço associado é subjetivo e dependerá igualmente das características físicas e psicológicas dos participantes. Caso tenha dúvidas se um determinado passeio é adequado a si ou ao grupo que pretende inscrever, contacte-nos para que possamos prestar-lhe mais informações sobre as características técnicas do percurso.

Fácil (Nível 1) – O percurso decorre maioritariamente em terrenos planos ou com declives pouco acentuados e dificuldade técnica reduzida. A extensão do percurso é geralmente de 4 a 6 km. É adequado a pessoas saudáveis e moderadamente ativas, mas não requer elevada preparação física.

Moderado (Nível 2) - O percurso poderá apresentar desníveis acumulados maiores ou algumas zonas com declives acentuados ou zonas com terreno acidentado e irregular. A extensão do percurso é por vezes superior a 6 km. É adequado a pessoas saudáveis, que caminhem com frequência, mas não requer elevada preparação física.

 

Como posso saber se tenho condição física adequada para participar num passeio?

Os nossos passeios têm um nível de dificuldade fácil ou moderado, uma extensão de 4 a 8 km e incluem diversas paragens ao longo do caminho. Caso nunca tenha realizado caminhadas na natureza ou raramente o faça, recomendamos que comece por experimentar um passeio de 4-5 km com nível fácil. Desta forma, poderá avaliar a sua condição física e mais tarde, eventualmente, inscrever-se nos passeios com nível de dificuldade moderado e extensão superior.

Se tiver alguma condição de saúde que possa afetar a sua capacidade de participar no passeio, entre em contacto connosco para prestarmos todas as informações sobre as características do passeio em que deseja inscrever-se. Em caso de dúvida, recomendamos que consulte o seu médico antes de realizar a inscrição.

 

Existe alguma idade máxima e mínima para poder participar nas vossas atividades?

Poderá participar nas nossas atividades se tiver até 75 anos de idade, pois este é o limite de idade que permite a cobertura do seguro de acidentes pessoais.

Para saber se uma determinada atividade é adequada para a idade dos seus filhos, consulte a idade mínima recomendada que é indicada no respetivo texto de divulgação, ou contacte-nos para que possamos prestar-lhe mais informações sobre a mesma.

 

Qual o vestuário ou equipamento que devo levar para os passeios?          

Calçado: Botas ou ténis de caminhada, confortáveis e resistentes, com solas de boa aderência. As botas são preferíveis aos ténis, para proteger melhor os tornozelos. Em caso de chuva, recomendamos levar botas impermeáveis e um par adicional de meias e calçado para mudar no final do passeio, caso seja necessário.

Calças: Calças ou calções para caminhada, confortáveis e maleáveis. Em caso de chuva, recomendamos levar calças impermeáveis.

Camisolas: T-shirt, casaco ou camisola polar

Casacos: Casaco impermeável ou poncho

Mochila com água e alimentos energéticos (ex: barras de cereais, frutos secos, fruta, chocolates)

Equipamento adicional (dependendo das condições atmosféricas): Luvas, cachecol, chapéu, óculos de sol, protetor solar

Equipamento opcional: Bastões de caminhada

Posso levar o meu cão para participar nos vossos passeios?

Se pretender levar o seu cão a uma das nossas atividades, contacte-nos antecipadamente, indicando a atividade em que quer participar, para lhe dizermos se o seu animal de companhia poderá participar também. Na maior parte dos nossos passeios temáticos e sensoriais, pode levar o seu cão. No entanto, por vezes isso não é possível, se o passeio decorrer num espaço gerido por outras entidades que só permitem o acesso a cães-guia. Nas Atividades para Famílias, devido à dinâmica das atividades e à presença de muitas crianças, não permitimos a participação de animais de companhia.

 

Inscrevi-me num passeio, mas as previsões meteorológicas indicam a possibilidade de chuva. O passeio irá realizar-se?

Os nossos passeios realizam-se também em condições de chuva, uma vez que esta oferece diversas possibilidades de explorar e sentir a natureza. Constituem uma excepção os casos de chuva de grande intensidade, ou outras condições meteorológicas excepcionalmente adversas (ex: temperaturas muito altas, risco elevado de incêndio, ventos muito fortes) que possam colocar em risco a segurança dos participantes. A Hearts into Nature reserva-se o direito de avaliar as condições meteorológicas e de cancelar a atividade, caso julgue que não estão reunidas as condições de segurança para a realização da mesma. Em caso de cancelamento da atividade pela Hearts into Nature, os participantes inscritos serão informados através do contacto telefónico indicado no formulário de inscrição.

 

Inscrevi-me num passeio, mas afinal não poderei comparecer. O que devo fazer?

Pedimos o favor de solicitar o cancelamento da sua inscrição/reserva, por e-mail para heartsintonature@gmail.com, ou por SMS para o número 919129548, indicando o seu nome e a atividade em que se inscreveu.

O pedido de cancelamento deverá ser realizado com o mínimo de 24h de antecedência relativamente à hora de início da atividade. Apenas em casos imprevistos e excepcionais, o cancelamento da inscrição poderá realizar-se com um tempo de antecedência inferior ou no próprio dia da atividade. No entanto, tenha em atenção que os valores de inscrição já pagos só serão reembolsados se o cancelamento for solicitado com o mínimo de 24h de antecedência. Pedimos a sua compreensão no sentido de nos comunicar sempre a sua impossibilidade de comparecer, visto que cada atividade tem um número mínimo e máximo de participantes e a não comparência poderá afetar a organização da mesma.

As inscrições/reservas de atividades para grupos organizados e retiros na natureza têm prazos e condições de cancelamento que diferem consoante o tipo de atividade reservada e os compromissos assumidos com unidades de alojamento e parceiros. Consulte as condições particulares que lhe foram comunicadas quando efetuou a reserva.

 

Gostava de participar num passeio, mas não tenho disponibilidade nas datas programadas. De que outra forma poderei participar?

Se conhecer outras pessoas interessadas em participar consigo no passeio (ex: familiares, amigos), poderá reservar uma atividade para um grupo organizado, em data e horário a combinar connosco, desde que reúna o número mínimo de participantes. Consulte os passeios disponíveis e o número mínimo de participantes na secção Atividades e as respetivas condições de reserva em Termos e Condições. Entre em contacto connosco para efetuar uma reserva ou pedir mais informações.

 

Como posso manter-me informado sobre as vossas atividades?

Para saber quais serão as próximas atividades programadas, consulte os Próximos Eventos. Poderá também subscrever a nossa newsletter mensal e seguir a Hearts into Nature no Facebook e no Instagram, onde divulgamos todas as atividades programadas.