28 AGOSTO I 10H-13H
Capuchos, os Guardiões da Natureza

Banner Capuchos os Guardiões da Natureza.jpg

Descrição do passeio:

Neste passeio temático, vamos conhecer um lugar muito especial na Serra de Sintra, o Convento dos Capuchos e a sua mata relíquia. O Convento foi habitado por uma comunidade de frades franciscanos Capuchos, que abraçaram uma vida simples e contemplativa, vivendo apenas com os bens essenciais à sua sobrevivência, em comunhão com Deus e a natureza. Fundado no século XVI, destaca-se pela sua extrema simplicidade e pela forma como está integrado na floresta, em perfeita harmonia com a natureza. Ficou também conhecido como Convento da Cortiça, pois muitos dos seus espaços e elementos decorativos encontram-se revestidos com cortiça.

Após uma visita guiada ao interior do convento, vamos percorrer a sua mata relíquia, um dos raros exemplos da floresta primitiva da Serra de Sintra. A mata do convento foi acarinhada e protegida pelos frades ao longo dos séculos, o que lhe permitiu sobreviver à desflorestação e aos incêndios que causaram profundas alterações na Serra de Sintra. Vamos partilhar convosco as histórias das suas árvores nativas centenárias e conhecer as plantas que eram utilizadas pelos frades na alimentação e na produção de medicamentos.

 

Informações adicionais:

Nível de Dificuldade: Fácil (Nível 1)

O percurso decorre maioritariamente em terrenos planos ou com declives pouco acentuados e dificuldade técnica reduzida. É adequado a pessoas saudáveis e moderadamente ativas, mas não requer elevada preparação física.

Atividade recomendada para maiores de 6 anos. 

O que levar:

- Botas ou ténis de caminhada com boa aderência;

- Calças confortáveis para caminhada, chapéu e protetor solar;

- Água, merenda e alimentos energéticos (frutos secos, barras de cereais);

- Bastões de caminhada (opcional).

Ponto de encontro:

Bilheteira do Convento dos Capuchos, Colares, Serra de Sintra

Coordenadas GPS:

38°46'58.9"N 9°26'08.8"W

Hora de início: 10h00

Hora de fim: 13h00

Extensão: 3 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 15€

Crianças e jovens até aos 17 anos - 10€

Nº mínimo de participantes: 4

 máximo de participantes: 12

Prazo de inscrição: 27 Agosto, até 10h