top of page

Experiências de Conexão com a Natureza

As Experiências de Conexão com a Natureza integram técnicas contemplativas, meditações guiadas e experiências sensoriais que convidam a uma imersão mais profunda na natureza. Ao longo de caminhadas curtas e suaves, criamos espaços de silêncio e de presença, despertando a consciência do corpo, os sentidos e a intuição.

As plantas, animais e fungos estão em constante comunicação. Tudo está vivo, tudo possui uma consciência. A conexão com a natureza, através dos sentidos e da intuição, permite-nos sentir intimamente essa vida e a teia de relações da qual fazemos parte. Nesse encontro, redescobrimos o nosso lugar na natureza - regressamos a casa, à nossa essência.

 

Respirar a Floresta: entre as Árvores e o Silêncio

Cada passo que damos na floresta, é um passo em direção a nós mesmos. Um passo não só para fora, mas para dentro. Um passo para a reconexão com a natureza e com a nossa essência. Somos parte da natureza e sabemos isso racionalmente, mas será que o sentimos?

 

Nesta experiência de conexão com a natureza, vamos convidar-vos a mergulhar na paz e no silêncio da floresta, na Barragem do Rio da Mula, em Sintra. Através de atividades contemplativas, meditativas e sensoriais, vamos reaprender a escutar a floresta, de corpo e alma, com os sentidos e o coração despertos. As árvores e as rochas convidam-nos a enraizar, a estar presentes no agora, a reencontrar a força e a sabedoria interior. A água ensina-nos flexibilidade, confiança e entrega, relembrando que a transformação é natural e necessária.

Esta experiência é uma oportunidade para abrandar o ritmo, mergulhar no silêncio da floresta e escutar a sua sabedoria ancestral.

Ponto de encontro:

Estacionamento da Barragem do Rio da Mula, Estrada Municipal 1335, Malveira da Serra

Duração: 3h30

Extensão: 3,5 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 15

Crianças e jovens dos 7 aos 17 anos - 10

Nº mínimo de participantes: 5 

 máximo de participantes: 20

Conversas com as Árvores no Parque de Monserrate

O Parque e o Palácio de Monserrate foram criados no século XIX por Sir Francis Cook, como residência de férias da família. O Parque é um maravilhoso jardim romântico, povoado por plantas nativas e exóticas, que apelam aos sentidos, aos sentimentos e à imaginação.

 

Aqui encontramos magníficas árvores centenárias, como a sequóia, os metrosíderos, as araucárias e o pinheiro-de-dâmara, incluindo alguns dos maiores exemplares destas espécies na Europa. Estas árvores centenárias eram consideradas sagradas pelos povos nativos nos seus países de origem, reconhecidas pela sua sabedoria, propriedades medicinais, ou como vias de comunicação com os antepassados e o mundo espiritual.

Neste passeio, vamos convidar-vos a sentir e conhecer as árvores do Parque de Monserrate com o coração aberto, em silêncio. Que mensagens terão estas árvores para cada um de nós? Como poderão inspirar-nos e guiar-nos neste momento da nossa vida? Este passeio é um convite para aprofundarmos a nossa conexão com as árvores e para escutar a sabedoria ancestral destes “mestres”, que estão sempre disponíveis para nos ajudar.

​​Nota: Este passeio decorre totalmente ao ar livre, no jardim. 

Ponto de encontro:

Bilheteira do Parque de Monserrate

Rua Barbosa du Bocage, 2710-405 Sintra

Duração: 3h

Extensão: 3,5 km

Dificuldade: Fácil (Nível 1)

Preço: 

Adultos - 15

Crianças e jovens dos 7 aos 17 anos - 10

O preço não inclui o bilhete de entrada no Parque de Monserrate. Contacte-nos para orçamento.

Nº mínimo de participantes: 5 

 máximo de participantes: 20

Âncora 1
Âncora 2

Contactos

Subscrever a Newsletter

Hearts into Nature

A Hearts into Nature® é uma marca registada de atividades e passeios na natureza, reconhecidos como Turismo de Natureza pelo ICNF.

A guia Filipa Heitor está registada como agente de animação turística no Turismo de Portugal.

Licença RNAAT Nº 669/2019

heartsintonature@gmail.com

Tel: (+351) 919 129 548

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Se quiser receber novidades sobre

os próximos passeios e atividades, subscreva a nossa newsletter mensal!

Obrigada por subscrever a newsletter!

© 2025 Hearts into Nature I Filipa Heitor

bottom of page